As teorias da mente de Kubrick

room_two_thirty_seven_ver2The Shining, de Stanley Kubrick, é um dos mais amados filmes de terror de todos os tempos, apesar da sua recepção crítica ser, inicialmente, fraca. Com o passar dos anos, a obra de Kubrick foi redescoberta e estudada. Pelo meio, criaram-se várias teorias acerca dos mistérios do filme e qual seria a sua verdadeira mensagem.

São essas teorias que dão origem a este Room 237, um documentário realizado por Rodney Ascher. Ascher aborda várias pessoas que teorizam vários significados acerca da obra de Kubrick, sendo que cada teoria é sempre bastante diferente da outra.

room14Sempre através de várias cenas de outros filmes (na grande maioria filmes de Stanley Kubrick), essas teorias são-nos relatadas e explicadas meticulosamente. De acordo com tais ideias, The Shining pode ser uma história acerca dos povo índio, pode ser a confissão de Kubrick acerca das filmagens da aterragem do homem à lua, pode ser um filme acerca do holocausto, etc..

Room-237Room 237 resulta num documentário bem executado onde ficamos a conhecer tais suposições distintas umas das outras, algumas com sentido, outras algo exageradas. A verdade é que o filme de Ascher acaba por ser uma excelente peça de acompanhamento ao clássico de Kubrick, conseguindo ainda a difícil tarefa de aumentar a aura de mistério à volta de The Shining.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s