Frank é o dono duma loja de manequins. No entanto, essa é apenas uma forma de disfarçar o perigo que se esconde na mente de Frank: um assassino perseguido pelo passado. Quando conhece Anna, uma fotografa francesa que admira o seu trabalho com os manequins, Frank quer deixar de matar para ficar com ela.
Remake do clássico de culto de 1980, Maniac é realizado por Franck Khalfoun e escrito por Grégory Levasseur e Alexandre Aja (Mirrors, remake de The Hills Have Eyes). Nunca tendo visto o filme original (está para breve), este Maniac acabou por ser uma excelente surpresa. Começando pelo estilo muito anos 80 (a banda-sonora ajudou a tal) e acabando pela ideia base da obra: um filme visto sempre pelo ponto de visto do protagonista, um assassino psicopata perseguido pelas memórias do passado, memórias essas que motivam as suas acções. Elijah Wood é Frank e surpreende, saindo do seu registo habitual (apesar da sua pequena participação em Sin City), onde acaba por ser um dos grandes trunfos do filme.
Maniac é uma viajem pela mente dum assassino, onde acompanhamos as suas acções, as suas memórias, as suas ilusões e os seus desejos. Muitos dizem que este é um remake superior à obra original devido ao desenvolvimento da personagem principal. Por aqui, acredita-se que este poderá ser um futuro objecto de culto. Uma boa surpresa, bem recomendada, que esteve presente no MotelX deste ano.