Sessão de Culto #13: Manhunter

manhunter_ver1Will Graham é um ex-agente do FBI que tenta recuperar das terríveis experiências que sofreu aquando da detenção do perigoso psicopata Hannibal Lektor. No entanto, quando um novo assassino aparece e a polícia não consegue uma única, recorrem a Graham, perito na análise de cenas de crimes e em delinear perfis. Graham vê-se assim de regresso a um mundo de violência e morte, onde terá de enfrentar os seus medos do passado e talvez encarar factos que prefere não admitir.

manhunterManhunter é realizado por Michael Mann e é baseado na novela Red Dragon, de Thomas Harris. Aqui temos a primeira incursão de Hannibal Lecter (aqui Lektor) pelo cinema, interpretado por um frio e magnífico Brian Cox. Graham é interpretado por William Petersen, num  papel que, de certa forma, redefiniria a sua carreira. Quanto a Mann, tem aqui uma realização segura, onde encontramos várias “imagens de marca” do cineasta.

manhunter_05Manhunter foi um fracasso comercial aquando da sua estreia e a recepção crítica foi dividida. No entanto, devido ao enorme êxito de The Silence of the Lambs e Hannibal, dois filmes que são adaptados das sequelas literárias de Red Dragon mas que não têm qualquer ligação com o filme de Mann, surgiu um novo interesse por parte de muita gente em descobrir aquela que é a primeira visita de Hannibal aos ecrãs de cinema. O filme parece ainda ter influenciado bastantes séries de televisão devido ao meticuloso uso dos métodos de investigação, tendo sido um dos pontos de partida para a popular C.S.I., série (curiosamente) interpretada por Petersen, actor que tem aqui pelas mãos de Mann, um dos grandes momentos da sua carreira. Tudo isto ajudou a que o filme fosse redescoberto anos após a sua estreia, criando assim um merecido estatuto de culto, para aquele que é um dos grandes policiais dos anos 80.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s