Scarface: A violência do sonho americano nos anos 80

scarface_ver2Toni Montana é um refugiado cubano que chega a Miami na companhia do seu melhor amigo Manny Ray e mais dois colegas. De forma a poderem ficar no país de forma legal, Manny consegue um acordo onde os quatro têm de matar um ex-oficial do governo cubano. Após tal tarefa, Tony consegue estabelecer importantes laços dentro do mundo do tráfico de drogas da cidade. No entanto Tony é ambicioso e a sua sede de poder e sucesso é cada vez maior, estando determinado a enfrentar tudo e todos para atingir o sonho americano.

Scarface-4Scarface é um remake do clássico de 1932 com o mesmo nome. No entanto, o realizador Brian De Palma (Carrie) e o argumentista Oliver Stone (Platoon) decidem deixar de lado os anos 30 e os gangsters que habitavam a obra original e colocam a acção no início da década de 80, onde o tráfico de drogas estava no auge. Criam assim uma nova visão de Scarface, fazendo deste um criminoso cubano e conseguem fazer uma forte crítica ao sonho americano, os excessos do poder e a sua queda vertiginosa, tudo numa viajem ultra-violenta e que chega a limites exagerados.

scarface-michelle-alAl Pacino é Toni Montana e tem aqui mais um excelente trabalho, numa interpretação brilhante que ainda cai no over-acting. Steven Bauer é Manny, no papel que lançou a sua carreira, Michelle Pfeiffer e Mary Elizabeth Manstrantonio têm aqui também as suas rampas de lançamento e De Palma consegue mais um dos grandes momentos da sua carreira.

Scarface-Al-Pacino-Tony-Montana-Steven-BauerEscusado será dizer que Scarface tornou-se num clássico dentro do cinema de gangsters, sendo hoje em dia uma obra bastante referenciada em filmes (“Say Hello to My Little Friend!”) e videojogos, sendo uma das grandes influencias por detrás do popular GTA – Grand Theft Auto, e é ainda uma das grandes obras dos anos 80. Pacino e De Palma voltariam a colaborar mais tarde, no também excelente Carlito’s Way.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s