Robocop (1987): A violenta sátira de Verhoeven

robocopNum futuro próximo, a cidade de Detroit está inundada de crime e violência, onde nem sequer os polícias estão salvos. A empresa OCP, determinada a proteger a cidade e obter contractos militares milionários, decide criar Robocop, um novo polícia parte homem parte máquina. Quando Alex Murphy, um novo polícia na cidade, é brutalmente assassinado, acaba por servir de cobaia para o novo programa. Murphy é agora a nova máquina contra o crime. No entanto, enquanto se apercebe dos níveis de  corrupção que assolam a cidade, também luta entre o seu lado mecânico e o seu lado humano.

201305200536_robocop-1987-3Robocop poderia ser apenas mais um filme de Ficção Científica e acção dos anos 80. No entanto, Paul Verhoeven (Total Recall; Basic Instinct) decide fazer desta sua obra uma sátira à cultura americana e aos media, tudo feito de forma inteligente e ultra-violenta. Como tal, Robocop acaba por ser um produto único dentro do género, um filme de acção que faz uso das suas excelentes cenas de acção mas que tem uma mensagem por trás de todo o sangue que aqui encontramos.

images1Peter Weller é Murphy/Robocop e temos aqui um casting perfeito: Weller convence como Murphy e Robocop, tendo ainda espaço para surpreender como Murphy a lutar pela sua humanidade dentro do lendário fato metálico. Pelo meio ainda temos Nancy Allen, Ronny Cox e Miguel Ferrer.

0001Para além do seu lado visual, o filme de Verhoeven ainda consegue um excelente uso da sua banda-sonora, composta por Basil Poledouris. O tema principal de Robocop acaba por ser um dos mais icónicos do género e da década de 80.

robocop-1987Verhoeven cria um filme de acção de grande influência e importância para o género e um das melhores e mais viscerais obras dos anos 80. Robocop deu origem a duas sequelas, uma série de animação, comics, bonecos, duas séries de televisão e a um remake que estreia agora em Portugal. No entanto, é o filme de Verhoeven que permanece um clássico obrigatório.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s