Her: O eminente fim das relações humanas

her1Depois do fim de um longo relacionamento, Theodore Twombly encontra-se solitário, carente e infeliz. No seu trabalho, Theodore e admirado pelos seus colegas, através das belas e tocantes cartas pessoais que escreve para outras pessoas. Na sua vida pessoal sente falta da confidência e companhia de outra pessoa. Até ao dia em que conhece Samantha, alguém cheia de vida e que cria uma forte ligação com Theodore. O único senão é que Samantha é um avançado sistema operativo, criado para se adaptar ao seu dono. Theodore e Samanhta apaixonam-se, apesar dos obstáculos da sua relação.

HerHer é escrito e realizado por Spike Jonze (Being John Malkovich; Adaptation) e trata-se duma comédia dramática com uma premissa invulgar. No entanto, Jonze faz algo difícil: usa uma ideia que facilmente cairia no ridículo e trata-a com a seriedade e maturidade impressionantes. Temos assim um conto adulto, suportado por um argumento brilhante, uma realização engenhosa e mais uma grande interpretação por parte do seu protagonista Joaquin Phoenix, num trabalho tocante e emocionante. A seu lado encontramos ainda Amy Adams, Rooney Mara, Chris Pratt e Scarlett Johansson como a voz de Samantha. A ajudar temos ainda a bela banda-sonora dos Arcade Fire e a fabulosa Moon Song de Karen Ho.

HERHer acaba por ser ainda um estudo sobre a solidão e a falta de interacção pessoal que ocorre nos dias de hoje, com o surgimento das várias redes sociais e da forma como as tecnologias tornam as relações humanas cada vez mais impessoais. Jonze dá-nos uma visão interessante (e, a certo ponto, assustadora) duma sociedade cada vez mais centrada nas tecnologias que aproximam as pessoas virtualmente mas as afastam pessoalmente, tudo feito de forma engenhosa por parte do realizador, que aqui acrescenta mais uma grande obra ao se já fabuloso curriculum, dando-nos aquela que é certamente uma das grandes obras deste ano!

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s