Sessão de Culto #16: Arizona Dream

arizona_dreamAxel é um jovem que vive em Nova Iorque e que anda fascinado com um bizarro sonho que envolve um esquimó e a sua família. Quando o seu primo Paul, um aspirante a actor, o visita na grande cidade, tenta convencer Axel a deixar os seus dias de catalogar peixes e visitar o seu tio Leo, que está prestes a casar-se com uma mulher mais nova. Axel regressa inesperadamente e arrisca tentar a sua sorte no negócio de Leo: vender carros. Entretanto conhece Elaine e a sua filha Grace, duas estranhas mulheres. Axel sente-se atraído por Elaine e tenta tornar os seus sonhos uma realidade enquanto se afasta cada vez mais da sua família, ao mesmo tempo que cria uma estranha ligação com Grace.

Arizona-Dream-arizona-dream-27928843-806-435Arizona Dream é uma comédia dramática surreal realizada por Emir Kusturica, um dos mais invulgares (e geniais) realizadores das últimas décadas e que tem aqui a sua estreia no cinema americano. Temos aqui um produto que foge aos moldes do vulgar cinema americano, com momentos hilariantes mas surreais, apenas proporcionados por um cineasta como Kusturica.

Arizona-Dream-Screencaps-johnny-depps-movie-characters-19208609-886-479Apesar dos nomes conhecidos no seu elenco (Johnny Depp, Faye Dunaway, Jerry Lewis e dois dos reis do cinema independente americano, Lily Taylor e Vincent Gallo), Arizona Dream tem dificuldades em estrear no mercado americano. Kusturica filma o seu projecto em 1991 e este estreia na Europa em 1993, passando por festivais como o Festival de Berlim, onde consegue ainda ganhar o prémio especial do júri. O filme de Kusturica acaba por ser bem recebido por parte da crítica e, em Setembro de 1994, estreia finalmente no mercado americano, numa estreia bastante limitada, onde não encontra muito sucesso.

12836621Como várias outras obras de Kusturica, Arizona Dream conseguiu ganhar um seguimento de culto ao longo dos anos, seguimento esse que é completamente justificado pela genialidade de Kusturica, com os seus momentos invulgares e uma realização única. Destaque ainda para alguns trabalhos de Iggy Pop na banda-sonora, esse eterno amigo do protagonista Johnny Depp, aqui numa altura em que pretendia perder a sua imagem de ídolo de adolescentes, algo que estava a conseguir na perfeição. Todos estes aspectos e muitos mais fazem deste filme de Kusturica um bom exemplo de filme de culto. a descobrir.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s