Sessão de Culto #18: The Toxic Avenger

the-toxic-avenger-posterMelvin é um empregado de limpeza dum ginásio numa pequena cidade americana. Tímido e envergonhado, acaba sempre como uma espécie de bobo da corte no seu local de trabalho. Quando cai numa armadilha criada por uns cruéis clientes do ginásio, Melvin, humilhado, foge e sem se aperceber, salta duma janela caindo directamente nuns barris e produtos tóxicos. Tais produtos causam uma invulgar transformação ao seu corpo e proporcionam-lhe uma força fora do comum. Cria-se assim o Toxic Avenger, um novo herói determinado a lutar contra o crime da sua corrupta cidade. Equipado da sua esfregona e ostentando um vestido de bailarina como uniforme, Toxic Avenger transforma-se ainda num novo símbolo de esperança para os cidadãos.

toxiepoolAntes deste The Toxic Avenger, a Troma Entertainment, uma produtora independente americana, dedicava-se apenas a produzir comédias sexuais de baixo orçamento. Loyd Kaufman (um dos criadores da produtora) juntou-se a Michael Herz para escreverem um filme diferente do que tinham produzido até então: um filme de terror. Daí nasceu este Toxic Avenger, um produto que acaba por ser mais comédia spoof de super-heróis do que de terror.

toxiemelvinApesar de ter sido praticamente ignorado na altura da sua estreia, The Toxic Avenger tornou-se no filme que mudou a Troma Entertainment para sempre. Com as exageradas doses de violência (e nudez) gratuitas e uma comédia over-the-top e de mau gosto, Toxic Avenger seria o filme que serviria de exemplo para as futuras produções da produtora de baixo orçamento, dando origem a um enorme leque de filmes série B, muitos deles que ganhariam o seu próprio estatuto de culto.

melvinmutateDepois de encontrar enorme sucesso nas sessões da meia-noite num dos mais populares cinemas das ruas de Nova Iorque, o já encerrado Bleecker Street Cinema, The Toxic Avenger tornou-se de imediato num objecto de culto adorado por tudo aquilo que apresenta e que viria a ser a imagem de marca da Troma. Deu ainda origem a três sequelas, comics (incluindo da Marvel), uma série de animação e a um musical. Nos últimos anos, muito se tem falado num remake, envolvendo nomes como John Travolta e Arnold Schwarzenegger. Mesmo que tal aconteça, temos aqui um dos filmes de culto definitivos dos anos 80, adorado por todos os seus excessos e pela forma como se insere dentro dum cinema mais trash, cinema esse que já tem, por si só, um enorme seguimento de culto mais underground.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s