Sessão de Culto #28: Lost Highway (Ciclo David Lynch)

O quarto e penúltimo filme do ciclo dedicado a David Lynch é Lost Highway, muito provavelmente a obra menos compreendida do cineasta. O nosso convidado desta semana é o lendário (sem exagero) Francisco Rocha, criador de My Two Thousand Movies, um blogue que é um autêntico serviço público e que é também de visita obrigatória!

lost_highway_ver1A minha paixão pelo cinema de David Lynch já vem de muito atrás. Mesmo antes da série “Twin Peaks“, quando vi pela primeira vez na Lotação Esgotada “O Homem Elefante“, e o “Dune“.

Mas foi já nos anos 90 que eu comecei a gostar verdadeiramente do realizador, e há um pormenor interessante neste ciclo do Hélder: os meus 4 filmes preferidos de Lynch estão cá representados, e não são apenas preferidos da filmografia do realizador, como são preferidos de toda a minha vida. Não foi dificil escolher o “Lost Higway“, que é um filme do meu top 5.

 

carreteraperdida3Conheci o filme com os meus 23 anos, na altura da minha vida em que consumia mais música, e talvez tenha sido por isso que nasceu a minha paixão imediata pelo filme. Continua a ser a minha banda-sonora predilecta de sempre, ou não teria ela nomes de bandas como: David Bowie, Nine Inch Nails, Smashing Pumpkins, Rammstein, Marilyn Manson etc. Tudo nomes que fazem parte do meu imaginário juvenil, e que vincaram muito a minha personalidade. Digo isto porque a música marcou-me muito mais do que o cinema, acreditam?

LostHighway12Lost Highway” era o primeiro filme de Lynch em cinco anos, e provavelmente é das obras menos reconhecidas do realizador. Já se sabe que é típico de um filme de Lynch não ter uma narrativa muito linear, mas com “Lost Highway” a sua carreira atingia um outro patamar. Li algures que este filme iniciava uma trilogia, uma trilogia baseada no Inferno, no Purgatório e o Céu, sendo “Lost Highway” o Inferno (Mulholland Drive e Inland Empire são os outros filmes da trilogia).

lost-highway-david-lynch-11179819-1024-429Não é fácil explicar “Lost Highway”. Era com este filme que Lynch entrava na fase em que os seus filmes não tinham explicação, e talvez tenha sido por isso que “Lost Highway” tenha sido o filme do realizador que passou mais ao lado da sua carreira, não conseguindo ser um sucesso de critica nem de público.

936full-lost-highway-screenshotChamam-lhe assustador, pretensioso, frustrante, mas por outro lado também me parece ser dos trabalhos mais pessoais do realizador. As questões de identidade são muito importantes aqui, e várias são levantadas ao longo do filme. Será que os protagonistas masculinos, interpretados por diferentes actores, são a mesma personagem? E as protagonistas femininas, interpretadas por uma única actriz, são realmente pessoas diferentes? Como pode um homem estar em dois sítios ao mesmo tempo, e manter uma conversa consigo próprio? São perguntas que não obteremos resposta no final do filme.

losthighway1Lost Highway”, também tem o melhor momento Lynchiano até hoje. O protagonizado pelo pequeno grande Robert Blake, no papel de Mistery Man.

Trailer:

Deixe uma Resposta

