Sessão de Culto #31: Friday The 13th

friday_the_thirteenthPoderá parecer cliché (para dizer a verdade, o uso da palavra cliché é, hoje em dia, um cliché) mas o filme da Sessão de Culto desta semana só poderia ser este Friday The 13th, o original de 1980, tendo em conta que estamos hoje numa Sexta-Feira 13.

O clássico slaher movie realizado por Sean S. Cunningham e escrito por Victor Miller foi um dos grandes sucessos do género e é considerado um dos primeiros slasher, depois de The Texas Chainsaw Massacre e Halloween. No entanto,apesar do seu sucesso comercial (um dos filmes mais rentáveis de sempre dentro deste sub-género) e do seu futuro estatuto de clássico do terror (e de culto, que é para isso que aqui escrevemos), a reacção por parte da crítica foi negativa.

MV5BMTM1OTAxNzMyNF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjI3MTgwNA@@._V1_SX640_SY720_Com um orçamento reduzido e sem actores conhecidos (à exceção de Betsy Palmer e de Kevin Bacon que, na altura, não era conhecido), o filme foi o primeiro do género a ser distribuído por um grande estúdio de Hollywood. O resultado foi um bom sucesso de bilheteira que deu origem a várias sequelas e a um remake em 2009.

friday the 13th -- 1980 -- Paramount PicturesApesar das suas falhas, Friday The 13th merece o seu estatuto de culto e de clássico slasher, com um bom uso dos seus vários talentos (onde encontramos um jovem Tom Savini com os seus excelentes efeitos práticos).

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s