Rise of the Planet of the Apes: O início de Ceaser

rise_of_the_planet_of_the_apes__ver3Aproveitando a estreia de Dawn of the Planet of the Apes, decidimos rever a primeira parte da saga, Rise of the Planet of the Apes, que serve como uma espécie de prequela/reboot da história iniciada em 1968 com o clássico Planet of the Apes, protagonizado por Charlton Heston.

Em Rise somos presenteados com o início da revolução por parte dos macacos, revolução essa que comela com Ceaser, um macaco geneticamente alterado que, devido às experiências a que a sua mãe foi submetida, acaba por ficar com uma invulgar inteligência. Ao cuidado de Will, um cientista, Ceasar acaba por conhecer a crueldade do ser humano, ficando preso numa jaula povoada por outros macacos, futuros membros do seu exército. Ceaser começa então uma revolta pela libertação da sua espécie enquanto um vírus mortal começa a surgir, capaz de erradicar a vida humana.

rise-of-the-planet-of-the-apes-movie-image-011O britânico Rupert Wyatt realiza este Rise of the Planet of the Apes, filme estreado no Verão de 2011 e que vinha com uma grande onda de dúvida em cima. Muitos não acreditavam na sua qualidade nem no seu sucesso comercial, parecendo que o estúdio estava apenas a querer espremer as últimas gotas de vida duma franchise julgada moribunda. Rise-of-the-Planet-of-the-Apes-2011-Movie-Image-2A verdade é que Rise tornou-se num dos mais êxitos desse Verão e, para além do seu estrondoso sucesso comercial, foi também um sucesso crítico. Tudo isto devido à excelente qualidade dos revolucionários efeitos especiais mas também ao argumento cuidado e cheio de humanismo e coração (e referências ao filme original) que o filme oferece, não sendo uma obra que vive apenas do CGI mas também das personagens. Rise of the Planet of the ApesAndy Serkis é brilhante como Ceaser através da técnica de Motion Capture que tão bem domina, fazendo do seu macaco uma personagem cativante e emocionante. No lado humano temos James Franco, Freida Pinto, Bryan Cox, Tom Felton e John Lightgow, que cumprem bem os seus papéis.

rise-of-the-planet-of-the-apes-1024Rise of the Planet of the Apes é um dos melhores e mais surpreendentes blockbusters dos últimos tempos, algo que, segundo se diz, parece ser superado pela sua sequela, Dawn of the Planet of the Apes, que podemos ver agora nas salas de cinema portuguesas e que estará aqui no MovieWagon em breve. Quanto a este “primeiro” capítulo, é altamente recomendado.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s