Sessão de Culto #37: Darkman

darkman_ver4Depois de dois filmes de terror que marcariam o género para sempre (Evil Dead e Evil Dead 2: Dead By Dawn), Sam Raimi decide aventurar-se por produções maiores. Desejoso de fazer um filme de super-heróis, Raimi acaba por não conseguir os direitos de Batman e de The Shadow. Ainda determinado a fazer o seu filme, Raimi decide então criar o seu próprio super-herói, nascendo assim este Darkman, o primeiro filme de estúdio do cineasta.

Darkman tem como protagonista Liam Nesson como Peyton Westlake, um cientista que fica horrivelmente desfigurado depois dum incidente no seu laboratório. Determinado a procurar vingança sobre quem o tentou matar, Peyton torna-se Darkman, um homem desfigurado e com uma enorme sede de vingança. Pelo meio, tenta reconstruir a sua relação com Julie, sua noiva.

IM000586.JPGDarkman poderá ser visto como uma espécie de Evil Dead dos super-heróis: o humor negro e a realização extremamente inventiva e visual de Raimi estão bem presentes por aqui. Alia-se ainda uma soberba banda-sonora de Danny Elfman e um Liam Neeson perfeito como Peyton/Darkman e temos aqui um filme que se destaca dentro do género.

darkman 03Raimi encontrou dificuldades na escrita do argumento e na pós-produção, devido às pressões por parte do estúdio. Apesar dum resultado comercial satisfatório (muito devido ao seu baixo orçamento), o filme conseguir dar origem a uma pequena franchise (uma tentativa de série de televisão e dois filmes directamente para o mercado de video, mais propriamente). No entanto, nada do se fez a seguir conseguiu ser da mesma qualidade que a aclamada obra de Raimi.

darkman1Darkman criou um seguimento de culto com o passar dos anos, sendo hoje em dia visto como um dos mais divertidos e originais filmes de super-heróis de sempre, ao mesmo tempo que se enquadra perfeitamente na filmografia de Raimi, que mais tarde encontraria grande sucesso comercial e crítico com a trilogia Spider-Man. Quanto à sua primeira incursão pelo cinema de super-heróis, Raimi conseguiu dar origem a uma obra que merece o seu estatuto de culto, por muitos e bons anos.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s