Cannon: De era dourada a estatuto de culto

Ninjas, justiceiros à procura de vingança, desaparecidos em combate, artes marciais, dança, mestres de terror, aventuras místicas, campeonatos clandestinos e cyborgs em futuros pós-apocalípticos… Tudo elementos que fazem parte do vasto cinema que compõe o legado da Cannon Films, uma produtora que respira anos 80 por todos os seus poros.

 

CannonFIlmsNo distante ano de 1967, Dennis Friedland e Chris Dewey criaram a Cannon Group, um nome que viria a possuir várias salas de cinema em alguns países e ainda uma distribuidora de vídeo. No entanto, a parte mais popular do grupo foi a Cannon Films, especialmente fora dos Estados Unidos. Ainda durante os anos 60 e 70, a produtora distribuiu certos filmes como Joe, com Peter Boyle, e The Sorcerers. No entanto,ao longo dos anos 70, a produtora conheceu um bom número de fracassos comerciais, causando problemas financeiros.

sjff_04_img1491Em 1979, a Cannon Group foi vendida aos isrealitas Menahem Golan e Yoram Globus e o grupo conheceu aqui o seu grande ponto de viragem. Determinados a obterem argumentos que mais ninguém pegaria e dar vida a tais projectos através de orçamentos reduzidos, o modelo dos dois primos começou a dar grandes frutos. E assim começa a era dourada da Cannon Films, aquela que se tornaria numa das mais míticas produtoras dos anos 80, devido aos seus filmes de qualidade duvidosa que conseguiram ainda lançar alguns talentos novos dentro do cinema de acção.

enter-the-ninja-2Talvez o primeiro grande êxito da nova era da Cannon tenha sido Enter the Ninja, um filme de acção e artes marciais protagonizado por Franco Nero. O sucesso internacional levou a que o estúdio criasse duas sequelas. Para além disso, deu ainda origem a vários filmes com a palavra ninja pelo meio. Enter the Ninja estreou em 1981 e abriu as portas para o outro grande sucesso da produtora cinematográfica, que estrearia em 1982: Death Wish 2, a sequela do sucesso protagonizado por Charles Bronson. O actor regressou para esta segunda parte, cujo êxito comercial deu origem a mais 3 sequelas, duas delas  seriam ainda produzidas pela Cannon.

 

herculesx2-04Com vários projectos realizados num único ano e todos com baixo orçamento, a produtora começou a diversificar-se, apostando não apenas em filmes de acção mas também noutros géneros. Em 1983, Charles Bronson volta a colaborar com a produtora com o thriller 10 to Midnight e, uns meses depois, Golan e Globus estreiam Hercules, um filme de aventura e fantasia protagonizado por Lou Ferrigno (o Hulk da série de televisão da altura). O filme aproveitava-se da popularidade que o género de fantasia tinha na altura devido ao sucesso de Conan The Barbarian, com Arnold Schwarzenegger. Hercules foi distribuído pela MGM e acabou por ganhar um estatuto de culto com o passar dos anos.

breakin-2-electric-boogalooCom filmes de sucesso como Revenge of the Ninja (sequela de Enter the Ninja) e Breakin’, filme de dança, a Cannon era uma produtora pequena que, devido aos baixos custos das suas produções, estava a conhecer sucesso comercial. Em 1984 tem êxitos como Bolero; Ninja III: The Domination, Exterminator 2 e a sequela Breakin’2: Electric Boogallo, sequela que estrearia ainda no mesmo ano que o seu antecessor, provando a rapidez destas produções. 1392632381965E é ainda neste ano que surge o seu primeiro êxito esmagador: o filme de guerra de série B, Missing in Action, com Chuck Norris, filme que se tornaria num dos dos mais populares da década de 80. Com tal sucesso, rapidamente surge uma sequela. Ambas as partes foram filmadas simultaneamente, com o plano de estrear em primeiro aquele que se tornaria o segundo capítulo, criando assim uma prequela inesperada. No entanto, o plano mudou e a ordem das estreias também. Apesar do curto espaço de tempo entre as estreias,  os dois filmes foram sucessos comerciais e dariam origem a um terceiro capítulo ,anos mais tarde.

The-Company-of-Wolves1Determinados a saírem um pouco do cinema de série B, conseguem a distribuição de The Company of the Wolves, de Neil Jordan, filme que conheceu o sucesso crítico. Ainda no ano de 1985, Tobe Hooper estreia Lifeforce, filme de Ficção Científica e Terror que se tornaria num objecto de culto. Mas o ano ainda traria mais surpresas agradáveis à Cannon:AMERICAN NINJA (1) o sucesso de Death Wish III, Chuck Norris a matar terroristas em Invasion USA, King Solomon’s Mines (um dos primeiros sucessos de Sharon Stone), o sucesso crítico que foi Runaway Train e o começo duma das suas maiores franchises, American Ninja, que lançaria o protagonista Michael Dudikoff para o estrelato.

The Delta Force Lee Marvin Chuck Norris1986 – A sorte continua lado a lado com a Cannon. Estreia The Delta Force, filme realizado por Menahem Golan e protagonizado por Chuck Norris e Lee Marvin no seu último trabalho. A aventura é um sucesso comercial que daria origem a duas sequelas anos mais tarde. A produtora tem ainda a sua primeira colaboração com Sylvester Stallone com Cobra, filme que acabaria por ser distribuído pela Warner Brothers. tumblr_mbr5iw6xsV1qftiq8o1_1280Apesar de Stallone estar no auge da sua popularidade, o filme não faz os mesmos números que Rocky ou Rambo e as ideias para uma possível franchise ficam-se por aí. Ainda no mesmo ano, a produtora estreia dois filmes de Tobe Hooper, Invaders From Mars e a sequela do seu clássico intemporal, The Texas Chainsaw Massacre 2. Este último acabaria por um grande fracasso comercial e de crítica, apesar de atingir o seu próprio seguimento de culto anos mais tarde. Ainda em 1986, temos a sequela de Invasion USA, Avenging Force, trocando Chuck Norris por Michael Dudikoff, e o rip-off de Raiders of the Lost Arc, Firewalker, com Chuck Norris e Louis Gosset Jr..

v8iVeblIQWYSGa3PKHZ8hBtowt6Estamos agora em 1987, o ano de Over the Top, o filme protagonizado por Stallone, que coloca o actor numa história de pai e filho enquanto se dirigem para um campeonato de braço de ferro. Ainda temos os irmãos gémeos de The Barbarians a fazerem a sua estreia cinematográfica, American Ninja 2: The Confrontation, o thriller com Christopher Reeve e Morgan Freeman, Streetsmart, e o quarto Death Wish. Para além disso, e querendo alcançar algum sucesso a nível de crítica, estreia também o drama Barfly, com Mickey Rourke e Faye Dunaway, que falha a nível de box-office mas é bem recebido pela crítica.

iv-moon-faceoff1No entanto, 1987 foi também um ano negro para a Cannon. Determinado a querer fazer dos super-heróis seres poderosos nas bilheteiras, Menahem Golan gasta uma fortuna a obter os direitos cinematográficos de Spider-Man e Masters of the Universe, para além de conseguir produzir a terceira sequela de Superman (Superman IV: The Quest for Peace) com Christopher Reeve. Apesar de reduzir o orçamento de mais de 30 milhões de dólares para cerca de 17 milhões, o filme torna-se num fracasso tremendo para a produtora. Juntam-se ainda as péssimas críticas que o filme recebeu. Mas este fracasso não veio sozinho… Masters-of-the-Universe-1987-Movie-Image-1Masters of the Universe, com Dolph Lundgren no papel de He-Man, é também um fracasso comercial, deitando por terra a sequela que já se encontrava com alguns cenários e guarda-roupa preparados. Com tais fracassos, a ideia de Golan de pegar no realizador Albert Pyun e juntos levarem Spider-Man ao grande ecrã morreu aí, mesmo com alguns cenários já em desenvolvimento.

bloodsport1No ano seguinte temos o regresso de Chuck Norris com a sua saga Missing in Action, já no seu terceiro filme. No entanto, descobre-se que afinal o lendário Chuck Norris pode ser derrotado, ao ser um fracasso comercial e terminando a saga de vez. Contudo a Cannon vê uma luz ao fundo do túnel com a estreia de Bloodsport. O filme de artes marciais revela-se um sucesso e lança a carreira do Músculos de Bruxelas, Jean-Claude Van Damme. Ainda no mesmo ano estreia uma nova aventura de Hercule Poirot, que não resulta bem e o drama A Cry in the Dark, com Meryl Streep e Sam Neill. 'A Cry In The Dark' Film - 1988O filme acaba por ser nomeado para vários Óscares, dando algum prestígio à produtora. Para além disso, populariza a frase “The Dingo ate my baby”. Ainda em 1988, temos mais um Charles Bronson com Kinjite, Platoon Leader, filme de guerra com Michael Dudikoff, e Hero and the Terror, thriller dramático que revela uma faceta mais frágil de Chuck Norris.

kickboxerO ano  1989 pertence a American Ninja 3: Blood Hunt, onde Michael Dudikoff é deixado para trás e apresenta-se David Bradley (não o actor britânico de Harry Potter) como uma potencial nova estrela de acção. O filme é esquecido no box-office mas encontra sucesso no mercado VHS. No entanto, as coisas correm melhor com a nova presença de Van Damme. Kickboxer torna-se num sucesso que daria origem a várias sequelas e acabaria por ser um futuro clássico de culto. cyborg3Uns meses antes, Cyborg vê a luz do dia. Realizado por Albert Pyun e utilizando os cenários e guarda-roupas que já haviam sido feitos para a sequela de Masters of the Universe e para o filme de Spider-Man, Pyun idealiza a história num fim-de-semana e, com um orçamento mínimo, cria este filme de culto. O filme seria um êxito e deu origem a uma sequela com Angelina Jolie.

tumblr_lyrm83Dwd01r9azkao1_r1_1280Durante esta década, a Cannon, através da sua distribuidora de video, dá ainda a conhecer ao mundo vários filmes de acção de série B vindos de vários cantos do mundo. Muitas dessas obras fizeram parte da colecção Michael Dudikoff Present, onde o actor dava sempre uma introdução antes de cada filme.

Captain-america-1991-06-gPassamos para a década de 90, onde o grande declínio da Cannon começa. Golan sai da Cannon e cria a 21st Century Film Corporation e leva consigo os direitos de distribuição e controlo total sobre Captain America, filme que a Cannon e Golan estavam a desenvolver na altura. Enquanto isso, grande parte da biblioteca da Cannon Films passa a fazer parte da biblioteca da MGM em 1990. Globus permanece como presidente do estúdio durante um curto período de tempo. Com a continuação de várias mudanças, Christopher Pearce, que já tinha um cargo importante na produtora, fica como CEO durante 3 anos. Nesse espaço, a Cannon distribui filmes como American Ninja 4, a paródia A Man Called Sarge, No Place to Hide, um thriller com Kris Kristofersson, Hitman e Hellbound, ambos com Chuck Norris.

MSDSTKN EC003Devido a vários problemas financeiros e pouco sucesso nas bilheteiras, para não falar das polémicas que levaram alguns dos novos donos da Cannon à prisão, a produtora tinha agora os seus dias contados. Em 1993,a Cannon estreia Street Knight mas com pouco sucesso. Este seria o último filme que a produtora colocaria nos cinemas. Com o fim da Cannon Pictures, Pearce e Globus juntaram-se a Golan na 21st Century Film Corporation. Por sua vez, esta fecha as portas em 1996 após a sua falência.

Yoran Globus hoje em dia é presidente da Globus Max, produtora e dona duma rede de cinemas em Israel. Menahem Golan faleceu em Agosto deste ano. electric_boogaloo_poster_a_p113011Para trás fica um legado de culto, especialmente dentro do cinema de acção dos anos 80, género que ficou bastante marcado pelas produções low-budget da produtora e que tantos fãs criou pelo mundo fora. Entretanto, o realizador australiano Mark Hartley (Not Quite Hollywood: The Wild, Untold History of Ozplotation!) vai estrear ainda este ano o documentário Electric Boogaloo: The Wild, Untold History of Cannon Films, objecto que deverá fazer as delícias dos fãs do cinema de pouca qualidade mas de grande divertimento que a Cannon criou nos seus tempos aúreos. De qualquer forma, é seguro afirmar que quase todos nós fomos tocados pela Cannon, mesmo sem o sabermos.

Anúncios

One response to “Cannon: De era dourada a estatuto de culto

  1. Pingback: Magazine HD nomeada nos TCN Awards 2014·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s