MOTELx 2014: Rewind This!

MV5BMTc5NDgzNTg4N15BMl5BanBnXkFtZTcwNTkzNDkwOQ@@._V1_SX640_SY720_No início dos anos 80 começaram a surgir as cassetes de video, um formato que iria revolucionar a forma de ver e fazer cinema, para além de conseguir tornar-se numa espécie de preocupação para os grandes estúdios de cinema.

O realizador Josh Johnson traz-nos o documentário Rewind This!, onde as origens das cassetes de video BETA e VHS são exploradas e onde o seu sucesso analisado. Através de vários testemunhos, é-nos explicada a importância que tais formatos tiveram durante a década de 80 no que diz respeito a descoberta de obras mais obscuras, muitas delas fora do sistema de estúdio de Hollywood, onde vários filmes de culto foram criados.500full Johnson explora também vários casos estranhos de produtos criados apenas para o mercado de video e como se criou um mercado de filmes de baixo orçamento realizados de propósito para tal mercado, conseguindo criar uma espécie de rivalidade com Hollywood, que ainda não aceitava a hipótese de ter um público cada vez mais jovem a ter a oportunidade de ver filmes em casa.

rewind-this1Rewind This! explora a história e importância do VHS enquanto forma de descoberta de cinema mais alternativo, um formato que criou uma nova espécie de cinéfilos e um grande número de obras de culto. Johnson consegue ter aqui um excelente documentário de grande entretenimento, obrigatório para todos aqueles que tiveram o prazer de descobrir cinema através deste formato, algo que faz parte dum passado cada vez mais distante mas que conseguiu tornar-se naquilo que muito ajudou a criar: um objecto de culto.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s