Ciclo Cannon #9: Jean-Claude Van Damme

Bloodsport_(movie_poster)Depois dos desastres que foram Superman IV: The Quest for Peace, Masters of the Universe e a versão nunca realizada de Spider-Man, os dias estavam negros para a Cannon, que se encontrava agora num buraco financeiro enorme. No entanto, esmo com a sua maior estrela, Chuck Norris, a não conseguir bons resultados de bilheteira, a produtora conseguiu ver uma pequena luz de esperança no longo e negro túnel: o novato Jean-Claude Van Damme, uma estrela das artes marciais que começava agora a sua tentativa numa carreira no cinema. Para tal, cria-se Bloodsport (1988), um filme de artes marciais parcialmente baseado numa história verídica. Com um orçamento extremamente baixo, o filme consegue tornar-se num sucesso comercial, apesar das más críticas que recebe. Tal sucesso transforma Van Damme numa possível estrela do cinema de acção e dá um muito necessário êxito à Cannon.

cyborgDepois deste sucesso,a produtora decide apostar novamente no actor em Cyborg (1989). Usando os cenários e guarda-roupas que já tinham sido criados para a sequela de Masters of the Universe e para Spider-Man, o realizador Albert Pyun escreve o argumento num fim-de-semana e cria um filme de ficção científica que se passa num futuro pós-apocalíptico. Tratava-se dum projecto destinado a Chuck Norris. No entanto, o projecto acaba por ser entregue a Van Damme. O resultado é mais um sucesso comercial e, tal como Bloodsport, um futuro filme de culto. Mais uma pequena vitória para a produtora.

Kickboxer_posterNo ano seguinte estreia Kickboxer, o terceiro filme de Van Damme com a Cannon. Novamente dentro do reino do filme de artes marciais e com um orçamento bastante reduzido, o actor tem aqui o seu sucesso comercial consecutivo. Kickboxer acabaria também por ser um dos projectos mais populares da carreira de Van Damme, dando origem a várias sequelas, todas sem a sua participação. Para além disso, tornou-se também num filme de culto.

death_warrantEm 1990, a Cannon e Van Damme estreiam Death Warrant, filme de acção que coloca Van Damme na prisão. Novamente alvo de críticas negativas, o filme estreia em terceiro lugar no box-office e torna-se em mais um sucesso comercial. No entanto, esta seria a última colaboração entre o actor e a produtora. Van Damme começa a ser uma estrela demasiado cara para a Cannon e aventura-se com os grandes estúdios. Quanto à Cannon, continua a investir em obras que não resultam nas bilheteiras até à sua falência em 1993.

Assim termina o Ciclo Cannon, onde relembrámos alguns dos maiores e mais importantes projectos da produtora de culto que tanto marcou o cinema de acção e de baixo orçamento dos anos 80.

Trailers:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s