Trilogia The Matrix: A Ficção Científica do novo milénio

MV5BMTkxNDYxOTA4M15BMl5BanBnXkFtZTgwNTk0NzQxMTE@._V1_SX640_SY720_Estávamos em 1999, o ano de estreia da prequela de Star Wars, o filme mais aguardado de todos os tempos e que prometia ser o grande filme do ano. No entanto, inesperadamente, este tornou-se o ano de The Matrix, uma obra de F.C. protagonizada por Keanu Reeves e que tinha uma dupla de irmãos algo desconhecidos como argumentistas e realizadores.

A Warner conseguiu criar um marketing apelativo e misterioso, o que fez com que o público ganhasse um enorme interesse. “O que é a Matrix?”, era a questão recorrente nos trailers promocionais. Antes da sua estreia, a opinião da crítica era unânime: um misto de F.C. com acção, artes marciais, filosofia, religião, ciência, tudo ajudado por efeitos especiais inovadores que acabariam por marcar a indústria. MCDMATR EC012O resultado? Um enorme sucesso comercial e crítico, muito comparado ao clássico de culto Blade Runner, que conseguiu rapidamente ganhar um lugar importante dentro do género e que conseguiu ainda ser um filme que conseguiu agradar ao público em geral, devido às suas excelentes doses de acção e argumento original e bem construído. Com tal sucesso em mãos, criou-se uma enorme base de fãs e uma sequela era inevitável, de acordo com os parâmetros de Hollywood.

The_Matrix_Reloaded_poster4 anos depois chega Matrix Reloaded, a muito aguardada continuação das aventuras de Neo, Trinity e Morpheus. Tratava-se do filme mais aguardado do ano. O culto à volta da obra dos Irmãos Wachowski cresceu nos 4 anos que separam as duas partes. Com um orçamento maior e com uma trilogia em mente, a dupla faz algo que havia acontecido poucas vezes na história: duas sequelas filmadas de seguida, com estreias marcadas com 6 meses de diferença. 2003 seria o ano em que o mundo regressaria ao universo Matrix e que conheceria ainda a conclusão da saga. Reloaded tem estreia marcada para Maio e o filme final, Matrix Revolutions, tem estreia agendada para Novembro.

theMatrix2_2379796kReloaded passa antes de mais pelo Festival de Cannes, onde tem a sua estreia mundial. Apesar de críticas favoráveis, a recepção acaba por ser algo decepcionante. Quando o filme entra no circuito comercial consegue ter um fim-de-semana de estreia que bate recordes. No entanto, com o público algo dividido, começa a cair rapidamente nas bilheteiras. No entanto, Reloaded consegue ser o 4º filme mais visto de 2003. O mundo aguardava agora a conclusão da trilogia.

MV5BMTkyNjc4NTQzOV5BMl5BanBnXkFtZTcwNDYzMTQyMQ@@._V1_SX640_SY720_6 meses depois Revolutions apresenta o fim da saga Matrix. Com o segundo capítulo a ter uma reacção algo dividida por parte dos fãs, devido às suas doses algo exageradas de acção em detrimento do desenvolvimento da história, para não falar do uso excessivo de CGI que pretendia ser tão revolucionário como a primeira obra (apesar de ficar longe dos mesmos resultados), o último filme acaba por ser um fracasso comercial e crítico. Revolutions troca a acção pela história (ainda mais que Reloaded), centrando-se bastante na batalha final entre os humanos e as máquinas, e deixa de lado muito daquilo que tantos fãs conseguiu criar: a filosofia envolvente que questiona a existência de Neo e da Matrix. Para além disso, acaba por ter uma conclusão bastante decepcionante. O filme acaba com 139 milhões nas bilheteiras americanas e em 9º lugar no top do box-office desse ano. Matrix-Revolutions-8Apesar disso, conseguiu ser um sucesso a nível internacional e muito se diz que é uma obra que poderá ser redescoberta mais tarde.

A saga Matrix começou em grande e terminou em desilusão. No entanto, com um primeiro filme que merece todo o seu estatuto de culto e o seu lugar nos clássicos do cinema de F.C., acabamos por ter aqui uma saga importante e que merece ser examinada e recordada. Nem que seja apenas pelo primeiro filme, que resulta perfeitamente como um filme stand-alone.

Trailers:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s