The Great Gatsby: O delírio visual dos anos 20

great_gatsby_ver15_xlgO realizador australiano Baz Luhrmann foi sempre alguém de grandes delírios visuais, com trabalho de edição rápido e algo frenético e que dá sempre uma especial importância à música. Prova disso são os seus Romeo + Juliet, Moulin Rouge e Australia. Como tal, quando se soube que iria pegar no clássico de F. Scott Fitzgerald, The Great Gatsby (uma espécie de Os Maias da literatura americana), a verdadeira questão era: será que o cineasta vai deixar algumas das suas imagens de marca de lado ou transformar esta obra clássica em mais um dos seus típicos filmes?

A resposta cai claramente na segunda opção. Luhrmann pega no livro de Fitzgerald e dá-lhe um toque mais moderno através duma banda-sonora invulgar para uma história destas (também o fez em Moulin Rouge), sempre com o seu forte estilo visual, apesar de aqui entrar em níveis quase exagerados, apesar de ser sempre um filme bonito de se ver. Gatsby02Para mais, reúne-se com Leonardo DiCaprio anos depois de Romeo + Juliet, trazendo ainda Tobey Maguire, Carey Mulligan, Josh Edgerton, Isla Fisher e Jason Clarke. Com nomes destes, especialmente DiCaprio numa personagem perfeita para o actor, estamos claramente bem entregues a nível de interpretações. No entanto, o grande problema caí no argumento e nas tentativas de Luhrmann de transformar a obra numa espécie de épico romântico, depois de tentar fazer em Australia e falhar.

Trailer__The_Great__412972aThe Great Gatsby é mais uma obra falhada de Baz Luhrmann, apesar de ser uma que se vê bastante bem. Tem um tom bastante exagerado no campo visual que poderá não cair bem a todos, tem uma banda-sonora que nem sempre resulta e é uma tentativa frustrada de ser um épico. No entanto, o elenco e, em parte, a realização, ainda conseguem salvar o filme. É competente quanto baste, quando deveria ser bastante mais.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s