Van Damme: O risco duplo da sua busca

questEstamos em 1996. Este é o ano de dose dupla de Jean-Claude Van Damme. Primeiro, um projecto pessoal: The Quest trata-se dum filme de artes marciais passado nos anos 20. A trama é bastante similar com Bloodsport, um torneio de artes marciais onde Van Damme terá de permanecer até ao fim. Aliás, Frank Dux, a versão real da personagem de Van Damme no clássico de 88, faz parte da escrita do argumento, aspecto que levou a uma guerra judicial entre Dux e Van Damme. Deixando esse pormenor de lado… Van Damme faz deste um projecto pessoal. Para além de estar envolvido no argumento e ser o protagonista, ainda produz e realiza. No meio de tudo ainda consegue arranjar Roger Moore para um papel secundário. O resultado é um filme que foi atacado pela crítica (especialmente pelo seu argumento e pela realização) e consegue um sucesso moderado nas bilheteiras.

maximum_riskThe Quest estreia em Abril de 1996 e, uns meses depois, o actor volta aos ecrãs de cinema de todo o mundo com Maximum Risk. Trata-se dum thriller de acção onde Van Damme volta a interpretar dois irmãos gémeos. No entanto, ao contrário de Double Impact, aqui nunca temos o privilégio de ver o actor contracenar consigo mesmo. Um dos irmãos morre na cena inicial do filme, dando mote à trama: o outro irmão, desconhecendo até então a existência do seu gémeo, parte à procura da verdade por detrás da morte. Maximum Risk marca a segunda vez que Van Damme leva um aclamado cienasta asiático para Hollywood, depois de John Woo. Desta vez temos Ringo Lam a fazer a sua estreia. Lam tem aqui um thriller competente e algo diferente até então na carreira de Van Damme, com um bom ritmo e boas cenas de acção, apesar do argumento básico. Ao lado de Van Damme temos Natasha Henstridge, acabada de sair do seu Species. O filme estreia em primeiro lugar nos Estados Unidos, apesar de não ser um grande sucesso.

double_team_ver1No ano seguinte, Van Damme leva mais um realizador asiático para Hollywood. Agora é Tsui Hark, um dos realizadores mais aclamados de Hong Kong. O filme é Double Impact, uma comédia de acção que coloca Van Damme ao lado do controverso Dennis Rodman,ambos contra Mickey Rourke, antes do seu ressurgimento. O resultado é um filme algo frenético no seu ritmo, onde Hark consegue trazer um pouco de si, apesar do fraco argumento. No entanto, o filme acaba por ser um fracasso comercial e de crítica, algo que começava a afectar a carreira do actor, já que começava a ser pouco rentável. Pouco tempo faltaria para começar a ficar preso no mercado de video.

A seguir: Knock Off; Universal Soldier: The Return; Replicant; Wake of Death

Trailers:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s