Chappie: O robot humano

MV5BMTUyNTI4NTIwNl5BMl5BanBnXkFtZTgwMjQ4MTI0NDE@._V1_SX214_AL_Após construir uma unidade de robots com propósito de ajudar a polícia a preservar a lei numa violenta cidade sul-africana, um jovem cientista decide avançar para o passo seguinte: desenvolver um programa que permita dar algo próximo duma alma aos robots. No entanto, vê o seu protótipo teste ser roubado por um grupo de criminosos enquanto é perseguido por um colega rival e perigoso.

Escrito por Terri Tatchell e Neill Blomkamp e realizado por Blomkamp depois do excelente District 9 e do algo vulgar Elysium, Chappie é mais um filme de ficção científica que tenta seguir os passos apresentados em District 9, a primeira longa-metragem do jovem realizador sul-africano.

chappie_aApesar da sua excelente premissa, Chappie não deixa de apresentar um sabor de desilusão, especialmente sabendo que vem do cineasta por detrás de um dos melhores filmes de F.C. dos últimos anos. Tal como aconteceu em Elysium, Blomkamp acaba por deixar de lado o potencial que a sua premissa começa a apresentar de forma extremamente competente e entra em território mais vulgar e comercial, deixando-se levar pelo espectáculo de acção e perdendo grande parte das oportunidades que poderia fazer do filme um possível exemplo a seguir dentro do género. Alia-se a isso ainda um final pobre e em nada arriscado, entrando no campo forçado do final feliz, o que em nada ajuda a obra.

chappieheaderDev Patel, Chartlo Copley (como a voz de Chappie), Hugh Jackman e Sigourney Weaver fazem parte do elenco, acabando por estar competentes nas suas funções, apesar do exagero que se torna a personagem vilã de Jackman nos minutos finais. A nível de realização, Blomkamp mostra-se bastante confortável e seguro, conseguindo ainda boas doses de acção. A nível técnico, estamos perante efeitos especiais bem feitos, com especial para Chappie.

Blomkamp traz-nos uma desilusão que tinha tudo para acertar em cheio. No entanto, apesar de tudo, Chappie entretém bastante enquanto dura e é competente quanto baste, apesar de deixar de lado todo o seu enorme potencial. Resta agora saber qual será o Blomkamp em Alien 5, o seu próximo projecto: o de District 9 ou de Chappie

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s