O regresso do Músculos de Bruxelas

JCVD_PosterDepois de passar vários anos no mercado de DVD, Jean-Claude Van Damme faz algo impensável: uma espécie de comédia de acção belga onde faz de si mesmo: uma estrela de acção belga que regressa ao seu país natal após a sua carreira em Hollywood cair em desgraça. Entretanto, vê-se refém dentro dum banco, onde terá de tornar-se num verdadeiro herói de acção. O resultado é o maior sucesso crítico da carreira de Van Damme, onde o actor acabou ainda por ser bastante elogiado pela sua prestação, mostrando pela primeira vez as suas verdadeiras capacidades de representação, especialmente no longo monólogo em que acaba em lágrimas.

Depois de JCVD, o actor começa a ter alguma relevância, uma vez mais. Consegue dar voz a uma das personagens secundárias de Kung Fu Panda 2, da Dreamworks, e é convidado por Sylvester Stallone para integrar o elenco de estrelas de acção em The Expendables. Van Damme recusa… inicialmente.

FIN03-EX2-1Sht-Payoff-VF-jpg_164619Estamos em 2012. Após o sucesso do primeiro The Expendables, Sylvester Stallone decide reunir o elenco e ainda mais alguns heróis da velha guarda, deixando a realização a cargo de Simon West (Con Air). Para tal, consegue tirar Chuck Norris da reforma para uma curta participação, dá mais tempo de antena a Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis e dá o papel de vilão a Van Damme, dando oportunidade ao actor belga de se satirizar um pouco, especialmente no seu forte sotaque. O filme acaba por ser um sucesso comercial e ganha mais apoio por parte da crítica, muito devido ao seu espírito leve, divertido e auto-referencial.

MV5BMTM3ODMxMDY0MF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDc3MTY0OA@@._V1_SY317_CR1,0,214,317_AL_O filho de Peter Hyams, John, conseguiu fazer do terceiro filme de Universal Soldier um pequeno filme de culto. Assim consegue abrir as portas a um quarto e último capítulo. Para tal, coloca uma das novas promessas do cinema de acção, Scott Adkins, como protagonista, numa personagem que parte à procura de vingança após a sua família ser morta por Unisols. Hyams volta a trazer Dolph Lundgren e Van Damme, apesar de ser em doses bastante pequenas, num filme que conseguiu estreia limitada nas salas americanas e, apesar de algumas críticas dirigidas ao argumento, foi elogiado pelas cenas de acção bem coreografadas e violentas.

MV5BMTUyNDk5ODE0OV5BMl5BanBnXkFtZTgwMDMyNzE4MDE@._V1_SX214_AL_Em 2013, Van Damme dá um passo invulgar, entrando na comédia Welcome to the Jungle, uma comédia distribuída pela Universal para o mercado de DVD e que tem alguns nomes algo conhecidos da comédia americana. Apesar das boas intenções, o filme acaba por ser bastante fraco, sem grande piada e onde o único ponto positivo acaba por ser o Músculo de Bruxelas, num papel que lhe é invulgar mas no qual consegue surpreender. Pelo meio, ainda participa em Enemies Closer, uma comédia de acção relativamente vulgar mas competente onde Van Damme é o vilão de serviço, num trabalho algo louco mas que mostra que se diverte. O filme marca a terceira colaboração do actor com o realizador Peter Hyams, anos após Timecop e Sudden Death.

A carreira de Van Damme pode estar longe do fulgor e popularidade dos anos 90. No entanto, o actor conseguiu uma espécie de recuperação nos últimos anos, muito devido a JCVD e ao seu muito famoso anúncio da Volkswagen, que se tornou viral e que ainda acabou por ganhar várias paródias conhecidas (como a de Channing Tatum no set de 22 Jump Street). Neste Verão Van Damme regressa com Pound of Flesh, onde acorda com um rim a menos, decidindo ir à procura de quem lhe roubou o orgão. Bom ou mau, o importante é recordarmos o legado que Van Damme nos tem deixado, onde ainda conseguimos encontrar alguns filmes de acção interessantes e alguns objectos de culto.

Trailers:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s