Heróis de Acção: Jason Statham

067ef351a50b6c91757db393668ffb6afe3b5f38Jason Statham começou a sua carreira como modelo e vendedor de perfumes falsos no mercado negro. Após conhecer o jovem realizador britânico Guy Ritchie, este descobre sobre os dias de Statham como vendedor ilegal e decide oferecer-lhe um papel na sua primeira longa-metragem. E é assim que a carreira cinematográfica do actor tem início. Lock, Stock and Two Smoking Barrels (1998) é uma comédia negra que segue quatro criminosos envolvidos com a máfia local. O filme é um sucesso de crítica e, com o passar dos anos, consegue um fiel seguimento de culto. Pelo meio, consegue ainda lançar a carreira de Ritchie e dá destaque ao novato Statham.
Dois anos depois, o cineasta regressa ao mesmo registo com Snatch. O elenco tem nomes como Brad Pitt, Benicio Del Toro, Dennis Farina e, pelo meio, Statham, num papel de relevo. O filme é um sucesso crítico e comercial e abre as portas ao actor.
No ano seguinte, o trabalho começa a aumentar, com Statham a participar em três projectos:The Mean Machine, filme protagonizado por Vinnie Jones; The One, onde faz parceria com Jet Li para enfrentarem… Jet Li; Ghosts of Mars, de John Carpenter. Destes três projectos, apenas The One consegue resultados moderados, apesar das más críticas.
transporter_poster_HQEstamos em 2002. Jason Statham dá um enorme passo para o início da sua carreira como protagonista. É o ano de estreia de The Transporter. Statham é um condutor perito em fugas que se vê a proteger uma jovem em apuros. O filme obtém apenas resultados moderados dnas bilheteiras mas é no mercado home video que encontra grande sucesso, suficientemente grande para que o actor regresse à personagem.
Em 2003, Statham entra em The Italian Job, num papel secundário O filme é protagonizado por Mark Whalberg, Charlize Theron e Edward Norton e trata-se de um remake do clássico de culto com o mesmo nome. O filme revela-se um sucesso comercial e crítico. No ano seguinte, Statham muda-se para o outro lado da lei, como o vilão em Cellular, thriller onde uma mulher vê-se refém de criminosos e encontra a sua única esperança num rapaz a quem telefona acidentalmente. Kim Basinger, Chris Evans e William H. Macy completam o elenco e o filme é num pequeno êxito. Ainda no mesmo ano, tem uma pequena participação em Collateral, do aclamado Michael Mann, ao lado de Tom Cruise.
15d6c66a-f8e5-4795-9f5e-87127df82b64Em 2005, Statham participa em quatro trabalhos distintos: London, um drama independente com Chris Evans e Jessica Biel que é facilmente esquecido; Chaos, thriller de acção com Ryan Phillipee e Wesley Snipes que só veria a luz do dia no mercado americano em 2008, lançado directamente para DVD; Revolver, nova colaboração do actor com Guy Ritchie mas que resulta num enorme fracasso comercial e crítico; Transporter 2. Este último consegue ser um êxito, consolidando de vez Statham como um dos heróis de acção do momento. Pelo caminho, ajuda a criar uma nova franchise.
No ano seguinte, tem um pequeno papel em The Pink Panther, com Steve Martin, e é o protagonista de Crank, uma comédia de acção com um forte componente viseual e recheado de humor negro. O filme consegue resultados satisfatórios e origina uma sequela. Torna-se também num pequeno objecto de culto.
transporter_3_dvd_cover_by_ultimateartsgroup2007 é o ano de estreia de War, filme de acção em que volta a fazer parceria com Jet Li. Apesar da dupla, os resultados comerciais não são dos melhores. Apesar disso, o ano seguinte revela-se bastante preenchido. Começa com In the Name of the King, filme de Uwe Böll, considerado o pior realizador da actualidade. O filme é um grande fracasso nas bilheteiras e nada acrescenta à carreira de Statham. Depois temos The Bank Job, thriller aclamado que foge um pouco ao habitual cinema de acção do actor. Apesar da fraca estreia, o filme consegue tornar-se num pequeno sucesso comercial. Logo depois encontramos Death Race, remake do filme de culto com David Carradine e Sylvester Stallone e produzido pelo lendário Roger Corman. Aqui troca-se o humor negro e temos mais um filme de acção por completo. O filme é um êxito moderado no box-office, dando origem a algumas sequelas feitas para o mercado home video. Por fim, chega-nos o terceiro capítulo da saga The Transporter. Apesar da popularidade da saga, o filme não consegue atingir os mesmos valores e afasta-se do apoio da crítica.
Mais sequela em 2008. Desta Vez é Crank 2: High Voltage. Statham regressa como protagonista para mais uma dose frenética de acção e comédia tresloucada. Apesar do seguimento de culto do primeiro filme, a sequela encontra poucos fãs nas bilheteiras.
Jason-Statham-in-The-Expendables-poster-the-expendables-15201669-971-1500Estamos em 2010. O actor junta-se a The Expendables, filme de acção escrito, realizado e protagonizado por Sylvester Stallone que reúne alguns dos maiores heróis de acção do cinema. Statham partilha o protagonismo com Stallone, juntando-se a nomes como Dolph Lundgren, Jet Li, Terry Crews, Randy Couture, Steve Austin, Eric Roberts, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. O filme consegue ser um sucesso nas bilheteiras e abre as portas a duas sequelas, sendo que a última, estreada em 2014, resultou num fracasso.
The-Mechanic-poster-1Nos anos seguintes, Statham aproveita o seu estatuto de herói de acção para vários projectos: The Mechanic, remake dum filme com Charles Bronson; o regresso ao cinema britâncio com o thriller Blitz; junta-se a Robert DeNiro e a Clive Owen em The Killer Elite; ajuda uma pequena rapariga no competente Safe; protege Jennifer Lopez em Parker; entra em rota de colisão em Homefronf (escrito por Stallone); volta ao tom mais dramático em Humminbird; viaja por Las Vegas em Wild Card; serve de vilão no mega-êxito que é Fast 7 e mostra o seu lado cómico em Spy, onde brinca com a sua imagem de durão.
Jason Statham conseguiu tornar-se numa das maiores estrelas de acção da actualidade, com direito a algumas franchises de peso dentro do género. Com filmes como a sequela de The Mechanic e Fast 8, o seu futuro no cinema parece brilhante.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s