Sessão de Culto #103: Clue

Clue_PosterAntes de Battleship, essa tragédia cinematográfica, já outro jogo de tabuleiro tinha sido adaptado ao cinema, com resultados completamente diferentes. Falo de Clue, comédia de Jonathan Lynn baseada no famoso Cluedo, o jogo em que temos de descobrir quem é o assassino através de várias pistas.

Aqui as coisas funcionam da mesma forma: temos um grupo de personagens presas numa enorme mansão, onde temos de descobrir o assassino. Todas as personagens são suspeitos prováveis. A diferença é que aqui se constrói uma comédia, não fosse o elenco composto por conhecidos nomes da comédia e com um argumento da autoria de John Landis. O resultado final é uma comédia certeira e inteligente, que usa bastante bem todos os actores envolvidos (com um elenco liderado pelo grande Tim Curry) e que, mesmo assim, consegue respeitar os moldes do material original.

Clue_1985_film_castClue estreou em 1985 e foi alvo de excelentes críticas e de um sucesso comercial algo moderado. Uma das grandes estratégias utilizadas foi a criação de três finais distintos, onde variava de sala para sala, de forma a dificultar a revelação do assassino. Uma manobra que, hoje em dia, pode ser vista na totalidade na sua edição em DVD. Com o passar dos anos, a obra de Lynn foi redescoberta e tem ganho um estatuto de culto cada vez maior, sendo agora recordada como uma das maiores comédias americanas dos anos 80.

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=NHEpuz_gUGM

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s