Sessão de Culto #117: Dune

Dune_1984_PosterBaseado numa das histórias mais adoradas da literatura de ficção científica, Dune é a primeira experiência do cineasta de culto David Lynch dentro do cinema comercial. Uma obra cara e bastante ambiciosa, que pretende levar ao cinema o épico e complexo mundo criado por Frank Herbert.

Depois de passar pelas mãos de Alejandro Jodorowsky e de Ridley Scott, chega a vez de Lynch ser escolhido para esta adaptação, algo que muitos julgariam impossível. Sem nunca ter lido o livro de Herbert, Lynch ajuda na criação do argumento e cria então a sua visão cinematográfica. No entanto, as coisas correm da pior forma: Lynch perde os direitos de ter a sua versão final, e assim o filme de duração de 3 horas acaba reduzido para duas horas.

movies-dune_00397407Quando Dune estreia, acaba por ser um fracasso comercial e crítico, tornando-se num dos grandes fracassos da década. Lynch deixa assim a sua aventura de produções mais caras e rapidamente volta a projectos mais pequenos, sendo o seu trabalho seguinte o genial Blue Velvet. Quanto a Dune, conseguiu ganhar uma resposta mais positiva por parte de críticos e fãs com o passar dos anos. Para muito ajudou o facto de circularem três versões do filme, incluindo a de 3 horas de Lynch. Temos assim mais uma obra de culto de Lynch, mesmo com os seus problemas e mesmo sendo o trabalho mais fraco do cineasta.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s