Sessão de Culto #128: The Adventures of Priscilla Queen of the Desert (Ciclo Midnight Movies)

the-adventures-of-priscilla-queen-of-the-desert-531c389d21a2cDois drag queens e um transexual atravessam o outback australiano numa camioneta a que chamam de Priscilla. Pelo caminho, vão encontrando indíviduos e grupos.

Escrito e realizado por Stephan Elliot, The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert é uma comédia australiana que ajudou a colocar o cinema desse país nas bocas do mundo, para além de apresentar uma visão extramamente positiva de indíviduos transexuais. O filme, protagonizado por Terence Stamp, Guy Pearce e Hugo Weaving, foi aclamado pela crítica e acabou nomeado para os Óscares.

95O filme de Elliot acabou por se tornar num objecto de culto (especialmente na Austrália), dando origem a um musical estreado em 2006. Apesar do seu sucesso inicial (estreou em 1994), Priscilla ainda teve uma pequena passagem pelo agora defunto circuito das Sessões da Meia-Noite, devido a festivais que dedicaram sessões especiais de forma a relembrar tal movimento. A obra de Elliot foi uma das primeiras a passar em tais sessões, ajudando a criar o culto.

priscilla2E assim termina o Ciclo Midnight Movies que esteve presente na Sessão de Culto nestes dois meses. Com uma enorme importância cultural, servindo de ponto de encontro e de forma de conhecer obras afastadas do sistema de Hollywood, este movimento foi um dos mais originais e significantes no cinema americano dos anos 70, ajudando a criar vários (e alguns dos maiores) filmes de culto dessa e de outras décadas.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s