Sessão de Culto #138 – Airplane!

Airplane!O cinema catástrofe teve uma forte presença no cinema comercial americano da segunda metade dos anos 70. Encontrávamos várias super-produções, recheadas de grandes estrelas, onde eram vitímas das mais variadas catástrofes naturais (ou não). Towering Inferno e Earthquake são dois exemplos. Outro exemplo, e um dos mais conhecidos, é Airport, onde seguíamos os passageiros de um avião que, depois de alguns problemas, tem dificuldades em aterrar. Airport foi um grande sucesso comercial, deu origem a várias sequelas e ainda a este Airplane!, uma comédia nonsense dos reis do género: David e Jerry Zucker e Jim Abrahams.

9653432-largeAirplane! serve de paródia ao já referido Airport e ainda a outros filmes bastante populares na altura (Blue Lagoon e Saturday Night Fever são dois exemplos) e fá-lo de forma inteligente e hilariante, com cada piada a ser certeira e tudo servido por um elenco em grande forma. E assim se cria aquela que é hoje considerada uma das melhores comédias de sempre, recheadas de frases que ficariam para a história e com um legado enome, onde se incluem as restantes obras dos realizadores, especialmente a série Police Squad (de apenas 6 episódios) e Naked Gun, a adaptação para cinema de Police Squad.

MTMxMTc0MTUyNTc1OTIwNzcxAirplane! foi um grande sucesso comercial e de crítica na alltura em que estreou (1980) e, com o passar dos anos, conseguiu ganhar um enorme seguimento de culto. É pena que este tipo de comédia ande hoje pelas ruas da amargura.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s