Sessão de Culto #171: Trainspotting

Com a estreia da sequela (nos cinemas agora), a Sessão de Culto decide recordar Trainspotting, a comédia negra que lançou de vez as carreiras do realizador Danny Boyle e do actor Ewan McGregor, nesta que foi a segunda colaboração entre os dois depois do aclamado Shallow Grave.

Baseado no livro Trainspotting, de Irvine Welsh, seguimos as aventuras de um grupo de jovens amigos dependentes da droga numa zona pobre de Edinburgh. Mark Renton (McGregor) é o protagonista, um jovem drogado que pretende largar o vício enquanto repensa na sua vida na companhia dos seus amigos problemáticos. Tudo isto é feito através de um humor negro e inteligente, com momentos surpreendentes e chocantes, onde Boyle acaba por estar no auge da sua criatividade e McGregor num trabalho memorável. A seu lado temos ainda Jonny Lee Miller, Robert Carlyle, Ewen Bremner e Kelly McDonald. O argumento de John Hodges acabaria por ser nomeado e o filme tornou-se num dos mais falados de 1996.

Trainspotting foi um fenómeno de popularidade dentro de um público específico, tendo marcado uma geração. 21 anos depois, a obra de Boyle continua relevante e popular, sendo presença assídua em várias pistas de melhores filmes britânicos d sempre. Pelo caminho, tornou-se num filme de grande influência e um dos maiores objectos de culto dos anos 90, década perfeitamente retratada pelo realizador.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s