Sessão de Culto #200: John Carpenter’s Prince of Darkness

Antes de mais, um pequeno aparte: estamos hoje perante o 200° filme da Sessão de Culto, rubrica que muito estimo e que me dá a oportunidade de (re)descobrir várias obras de culto, espalhadas ao longo do tempo e dentro dos mais variados géneros. O filme que inaugurou a rubrica foi o fabuloso They Live, de John Carpenter, e penso que os filmes que deram seguimento à rubrica fazem jus a esta existir. Obrigado a quem segue o blogue e a rubrica e vamos então a caminho dos 300 (e 400…) Obrigado e vamos ao filme da semana.

Com este Prince of Darkness, filme de terror estreado em 1987 e que marca o regresso de John Carpenter ao género, o realizador deixa de lado o cinema de estúdio (depois de ver Big Trouble in Little China ser tão mal tratado) e regressa aos filmes de baixo orçamento.

A acção passa-se numa velha igreja onde um grupo de cientistas investiga um misterioso cilindro que contém um liquído verde. Após descobrirem que tal liquído é a forma corporeal de Satanás, as suas vidas ficam em perigo.
Carpenter coloca grande parte da acção dentro da referida igreja, com um pequeno grupo de personagens e consegue criar um ambiente de tensão e de terror bastante eficazes, sempre com um bom ritmo e ao spm de (mais uma) banda-sonora contagiante. Carpenter reencontra-se com Donald Pleasence, Victor Wong e Dennis Dunn, com Alice Cooper a dar uma perninha, ectraz-nos um thriller de terror gótico bastante interessante, numa das suas mais substimadas mas eficazes obras de terror da sua carreira.

Apesar de não ter o mesmo seguimento de culto que They Live, Prince of Darkness acabou por ter ganhar o seu próprio culto, após ser redescoberto em VHS e no home video. Hoje é recordado como um dos melhores filmes de terror do realizador e é completamente merecedor do estatuto que hoje tem.

Trailer:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s